aspas_ini Ensino qualificado. Valores cristãos.aspas_fim

Entrevista com a nutricionista Sara Simas

O lanche escolar saudável é uma grande dificuldade na alimentação infantil...É difícil para os pais, se leigos neste assunto, ter a segurança de elaborar um cardápio, unir praticidade com qualidade, custo acessível e ainda fazer com que a criança o aceite, tudo isso na correria do dia a dia. Veja abaixo o que diz Sara Simas, nossa nutricionista, em entrevista para o site Hagah.

Lanche ideal para as crianças na escola

Nutricionista dá dicas de como montar a lancheira das crianças para a escola

A criançada adora comer bobagem: doces, biscoitos, batatas fritas e afins, e fazem cara feia quando o assunto é uma alimentação saudável, que inclui frutas, verduras e o tradicional arroz e feijão. Se em casa já é complicado controlar a alimentação dos pequenos, na escola, então, o desafio aumenta: as tentações estão por todos os lados!

Mas como os pais podem montar um lanche atrativo e fazer com que a alimentação dos pimpolhos, mesmo fora de casa, seja saudável? A nutricionista Sara da Silva Simas, especialista em Nutrição Materno Infantil, deu dicas de alimentos que devem conter na lancheira deles e ainda falou sobre como deve ser o controle de alimentos calóricos, como refrigerantes, frituras e sanduíches no dia a dia. Confira!

hagah: Como os pais devem montar a lancheira dos pequenos?

Sara Simas: O primeiro cuidado que os pais devem ter é utilizar uma lancheira térmica, assim o alimento escolhido estará seguro contra a multiplicação de bactérias. Esta lancheira deve ser composta por:

- 1 opção de carboidrato (sanduíche natural, pão de queijo, biscoitos sortidos sem recheio, biscoitos salgados, bolos simples, cereais, pães com patês, com frios, com requeijão, etc.);

- 1 opção de fruta (o importante é variar, pois quanto mais diversificada for a oferta de frutas, mais acesso a diferentes vitaminas e minerais a criança vai ter);

- 1 opção líquida (sucos de frutas naturais, sucos de polpa ou sucos concentrados, iogurte, leite com achocolatado, chás variados).

hagah: Quais os alimentos que não podem faltar no lanche das crianças?

Sara Simas: Pelo menos uma opção de cada alimento listado acima (carboidrato, fruta e líquido). Isso porque cada um deles tem uma função específica, que vai ajudar a criança no seu dia a dia. O carboidrato, por exemplo, é essencial para fornecer energia, que vai ser muito utilizada pelas crianças ao longo do dia na escola. A fruta auxilia na manutenção da saúde, aumentando a disposição das crianças para que elas aprendam com sucesso e ainda previne que elas adoeçam. E, por último, a opção de um líquido é de fundamental importância porque complementa o fornecimento de energia e ainda reidrata o organismo.

hagah: Bolachas e doces devem ser banidos?

Sara Simas: Não é necessário proibir, mas sim equilibrar, para que esses alimentos extras não virem rotina. Hoje em dia temos várias opções saborosas de bolachas salgadas e doces, que não possuem calorias em excesso. No dia a dia as crianças podem comer bolachas sem recheio e simples, como os biscoitos de leite, de coco, de chocolate, de gergelim, água e sal, etc. As bolachas recheadas são gordurosas e ricas em sódio, portanto devem ser evitadas, juntamente com os doces muito calóricos, que podem ser oferecidos em dias especiais e finais de semana.

hagah: Como fazer com que a criança prefira o lanche montado pelos pais e não dê muita atenção ao que é oferecido na escola (como refrigerantes, sanduíches, frituras..)?

Sara Simas: Montar a lancheira junto com os filhos é uma maneira legal e divertida de incentivá-los. Na hora do preparo, os pais devem dar opções saudáveis e gostosas e os filhos podem fazer suas escolhas. É importante explicar às crianças o motivo de consumirmos esses alimentos e o porquê de deixarmos as guloseimas só pra de vez em quando. Evite ter em casa refrigerantes, sanduíches calóricos, frituras e biscoitos recheados, assim os pais não precisam passar pela dificuldade de dizer não aos filhos.

Montar o lanche com as crianças pode ser uma maneira divertida, conta a nutricionista.

Na escola Evangelium, você não precisa se preocupar! Sara e nossa equipe fazem este trabalho com competência e muito carinho: oferecemos a seu filho um cardápio para o lanche diário cuidadosamente planejado para que ele tenha uma alimentação saudável, nutritiva e balanceada.

 


http://saude.hagah.com.br/especial/pr/qualidade-de-vida-pr/19,0,3219899,Lanche-ideal-para-as-criancas-na-escola.html

 

Calendário

<<  Outubro 2014  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
    1  2  3  4  5
  6  7  8  9101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Secretaria

O horário de funcionamento da secretaria é das 08:00hs às 18:00hs. Sempre de segunda às sextas-feiras.

Acesso Restrito

Login:
Senha:

Enquete

O que você achou de nosso novo site?
 

Nosso Híno

hinoOuça o hino da Escola Evangelium.