aspas_ini Ensino qualificado. Valores cristãos.aspas_fim

Feira do Conhecimento - Ensino Fundamental

ano-comecou01peq1º ANO: DENTES- Profª Keila
“Tia, meu dente está mole!”, “Olha a minha janelinha”, “Sabia que o meu dente caiu?! Veja como ele é!”... Estas foram algumas das afirmações que surgiam quando as crianças vinham compartilhar o que havia acontecido com o seu dente. Então, a partir disto a turma do 1º ano teve a curiosidade em saber o porquê dos seus dentes caírem e no lugar aparecer janelinhas deixando o sorriso todo engraçado. Aproveitando esta curiosidade, trabalhamos sobre a higiene bucal e dicas para manter um sorriso branquinho e alinhado!

2º ANO: PÃES- Profª Bruna

Princípio: União

Textos Bíblicos:

“Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, pegou o pão; e, tendo dado graça, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.”

1 Coríntios 11:23 e 24

O pão é um alimento importante e nutritivo na mesa das famílias, o mesmo está presente nos lares dos ricos e dos pobres. Embora um alimento simples, o pão foi escolhido por Jesus para simbolizar a sua carne. Com base no cenário exposto, a turma do 2º ano do ensino fundamental, escolheu o tema “Pães” para trabalhar na Feira do Conhecimento. Foram momentos de muita pesquisa e aprendizado, onde trabalhamos, afim de atingir os seguintes objetivos:

  • Adquirir conhecimentos sobre a história do pão;
  • Conhecer o processo de fabricação de pães e suas diversidades;
  • Reconhecer o pão como um alimento mundial, independente da classe social;
  • Perceber e conhecer os aspectos nutricionais;
  • Conhecer ingredientes necessários para a fabricação de pães;
  • Desenvolver receitas de pães;

Para atingirmos tais objetivos, realizamos o projeto da seguinte maneira:

  • Realizamos pesquisas sobre a história do pão;
  • Realizamos pesquisas dos diversos tipos de pães existentes e suas origens;
  • Destacamos os principais ingredientes utilizados na fabricação de pães;
  • Pesquisamos sobre os aspectos nutricionais;
  • Desenvolvemos receitas de pães (pão integral, pão de leite, pão de requeijão e pão integral de mel);
  • Pesquisamos e comparamos os valores nutricionais entre o pão branco e o pão integral;
  • Confeccionamos cartazes informativos sobre pães;
  • Confeccionamos pãezinhos utilizando biscut;
  • Preparamos receitas de pães, utilizando maquina de pão e manualmente;
  • Realizamos uma visita à uma panificadora, afim de que os alunos acompanhassem o processo de fabricação dos pães, adquirindo novos conhecimentos;
  • Preparamos uma mesa para degustação, com diversos tipos de pães.

A Ceia do Senhor é a refeição que os seguidores de Jesus comem para lembrar como Ele morreu por todos nós; E o pão é simbolicamente o corpo de Cristo que na cruz morreu para nos salvar.

“De maneira que, cada vez que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.”

I Coríntios 11:26

Anunciar a morte de Jesus nosso Salvador, até que volte para nos buscar.

3º ANO- ÁGUA- Profª Michele

O projeto Água nos trouxe um maior conhecimento sobre a importância da água, dando oportunidade para todos se expressarem, logo após afirmar que a água é uma matéria prima indispensável à vida e às atividades do homem, sendo a fonte da vida. Por isso sabendo usá-la racionalmente, ela não vai faltar e que a quantidade da água na terra é finita, na qual não se cria água, apenas se transforma do estado líquido em vapor ou em gelo e de volta em líquido.

Este projeto teve como intuito de mostrar que nosso corpo é, em grande parte, constituído de água, e como é importante tomar água para repor as energias do corpo.
Todas as partes do nosso corpo têm água, até mesmo os nossos ossos.
Nosso corpo perde muita água quando elimina urina, fezes, suor e lágrimas. Por isso temos de beber água e outros líquidos para repor essa perda.

A água ajuda no bom funcionamento de todo o organismo. Por exemplo: no trabalho dos rins e dos intestinos, na circulação sangüínea e na hidratação da pele.
Todos os seres vivos necessitam de água, por isso é muito importante preservá-la,
percebendo que precisamos começar a utilizar a água de forma prudente e racional, evitando o desperdício e a poluição

Também levar o aluno refletir sobre cuidar e preservar de um bem de todos, em não poluir para que todos tenham, pois devemos cuidar para a água não acabar.

Realizamos várias experiências, como é o ciclo da chuva, como se dá o orvalho e filtrar a água suja, ficando limpa, mas não sendo potável.

3ª SÉRIE- FOTOGRAFIA- Profª Andressa Kryminice

É necessário termos o cuidado de preservar o que com o tempo foi construído, culturalmente. Jeremias 27:5 “Eu fiz a terra, o homem e os animais que estão sobre a terra, pelo meu grande poder e braço estendido, e os dou a quem me agrada”.

Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e todos os que nele habitam”. Salmos 24:1

Princípio:

Mordomia

Semear e colher

Respeito

Objetivos:

IDENTIFICAR a importância das diferentes fontes históricas.

RECONHECER a passagem de tempo em nossas vidas.

ADQUIRIR noções envolvidas no conhecimento de fatos sociais, como convenções cronológicas, noções temporais e de processos de mudanças, por meio de fontes de pesquisas.

LER E OBSEVAR documentos históricos, percebendo suas principais características e utilidades.

RECONHECER a importância da fotografia ,como sendo agente transformador da história.

Desenvolvimento:

* Explorar os diferentes enfoques dos historiadores, com relação a história do Paraná;

* Conhecer as diferentes fontes de pesquisa, utilizar a própria história de vida do aluno para explorar tais fontes, como:foto (visual), roupinhas de quando eram crianças (material cultural), certidão de nascimento (documento escrito),...

* Aprofundar o conhecimento de cada fonte de pesquisa estudada, por meio de pesquisa e leitura de textos, estes abordados no livro didático;

* Maior enfoque na fotografia...Pesquisas sobre a história da foto, das primeiras máquinas fotográficas,etc;

* Montar uma máquina, a partir de material reciclado, montar um laboratório na escola, e bater fotos com esta “máquina” e fazer a revelação com a participação dos alunos,

* Trabalhar com pesquisas bibliográficas, Internet, artigos,...

* Confecção de cartazes informativos sobre o tema abordado.

* Experiências de técnicas como o pin-hole, usando a câmera escura.

4ª SÉRIE- MÍDIA X PROPAGANDA ENGANOSA- Profª Marivone

Na tentativa de agradar a tudo e a todos os gostos, a mídia muitas vezes tem apelado a imagens e sons que vão contra os valores cristãos.

Nosso projeto visou despertar nas crianças o senso crítico para que não sejam vulneráveis a tudo que ouvem e vêem.

Para isso fizemos um trabalho de:

1) Pesquisa de definição (todas as palavras relacionadas à mídia), para que houvesse familiarização com os termos encontrados.

2) Princípios Bíblicos (A mídia a luz da palavra de Deus e Jesus como a mídia de Deus) .

3) Linha do tempo sobre os meios de comunicação, para as crianças entenderem como a mídia tem sido veiculada ao longo dos anos.

4) Pesquisa em revistas, Tv e jornais; observando propagandas, reportagens e analisando o quanto de verdade havia no que estava sendo proposto. Fizemos também uma enquête entre as famílias sobre seu conhecimento sobre a mídia e o que estavam utilizando (meios de comunicação), em seus lares para terem acesso à mídia.

Não gostaria de encerrar sem relembrar a você que a imagem e o som, sempre pedem respostas, ou seja, eles são lançados pela mídia para provocar uma ou outra reação dentro de você. E como nem tudo que é lançado por eles é verdadeiro, respeitável, justo ou puro, importa que saibamos discernir e selecionar aquilo que vamos assistir e ouvir. (Profª Marivone)

 

Calendário

<<  Outubro 2014  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  S  Do 
    1  2  3  4  5
  6  7  8  9101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Secretaria

O horário de funcionamento da secretaria é das 08:00hs às 18:00hs. Sempre de segunda às sextas-feiras.

Acesso Restrito

Login:
Senha:

Enquete

O que você achou de nosso novo site?
 

Nosso Híno

hinoOuça o hino da Escola Evangelium.